LINDA E LOIRA


Não dá para negar: as loiras sempre chamam a atenção por onde passam. Mas antes de ficar animada com isso e decidir clarear as madeixas, saiba que cuidar do cabelo com esse tom exige dedicação redobrada.
 
Devido ao uso constante de químicas, a tendência é de que os fios fiquem mais secos e vulneráveis a alguns problemas, como a quebra e as pontas duplas. “O reflexo, por exemplo, é mais forte que a tintura convencional e provoca ressecamento”, explica o cabeleireiro Marcos Cassolari.
 
Felizmente, isso não quer dizer que você precise abrir mão do sonho de ser loira. Com a ajuda de Marcos, do hairstylist, Sandro Cassolari, e do cabeleireiro do salão Celebrite, Fabinho Araújo, o Portal Vital reuniu dicas para que o seu cabelo claro continue sempre lindo e saudável. 
 
Para quem nasceu loira
 
Mulheres que têm as madeixas naturalmente claras sofrem menos com os efeitos negativos das químicas. Porém, a hidratação semanal continua sendo necessária. Só assim é possível manter o cabelo brilhante, sem quebra e macio. Além disso, Marcos nos dá duas dicas: “Procure somente profissionais capacitados e use finalizadores que ajudem a fechar as escamas dos fios e a realçar o brilho”. 
 
Outra informação importante é utilizar produtos específicos para os tons de loiro que realcem a cor, como aqueles com poder hidratante e filtro solar, sem se esquecer do protetor térmico antes de usar o secador ou a chapinha. 
 
Para quem quer ficar loira  
 
Apesar de os tons dourados agradarem as brasileiras, é preciso estar atenta à combinação de alguns fatores para conseguir a cor ideal. Sandro explica: “Mulheres de pele muito clara podem ficar com a aparência abatida, enquanto as de pele morena talvez pareçam vulgares”.
 
A quantidade de mechas e a técnica para distribuí-las também devem ser bem pensadas. Os reflexos (fios loiros espalhados) e a coloração (que dá um tom mais uniforme) são algumas opções. “Não adianta querer ter o cabelo como o da atriz da novela se ele não combinar com os seus olhos, a sua pele e a textura dos fios. O ideal é consultar um profissional que indique a melhor coloração para você; afinal, existem centenas de possibilidades!”, garante Fabinho. 
 
A manutenção varia de acordo com a técnica aplicada para clarear as suas madeixas. Em geral, a coloração pede retoques mensais ou, quando os fios naturais são muito escuros, a cada três semanas. Já no caso das mechas, a frequência deve ser de um a três meses. E atenção: “Não deixe que retoquem uma mecha já existente, pois esse excesso de aplicação de química é uma das causas de quebra dos fios”, alerta Marcos.
 
Fuja das soluções caseiras
 
A verdade é que ir ao salão é sempre a melhor opção quando você quiser pintar os fios. “As consequências do tingimento por conta própria podem não ser nada boas!”, afirma Sandro. Por exemplo, o cabelo pode ficar com um aspecto de malcuidado por causa do amarelado ou devido à raiz clara demais, que destoa do restante.
 
Normalmente, o tom que está na embalagem da coloração não reflete a realidade; então, fique atenta a isso. Também pode acontecer de a cor desejada ficar ótima na primeira aplicação, mas não nas posteriores”, complementa o hairstylist.
 
Ou seja, esqueça a ideia de ficar loira em casa! ;-)
 
E quando dá errado...
 
Você não ouviu os conselhos dos especialistas, resolveu descolorir os fios por conta própria e o resultado está longe de ser aquele que esperava? Então, leia com atenção as explicações a seguir.
 
Sabe aquele “cabelo loiro-verde”? Sandro diz que isso ocorre quando há uma grande concentração de cinza na coloração aplicada. O segredo é usar um pouco de vermelho no momento de preparar a tintura. 
 
Outro tom que ninguém quer ter é o chamado “gema de ovo”. “Quando isso acontece, o cabelo da brasileira tende a ficar amarelado. Daí a importância de consultar um profissional que entenda de coloração. Em geral, essa correção se faz utilizando um pouco de cinza”, comenta o expert. 
 
Existe ainda o “loiro de farmácia”, que não fica bem em ninguém. Fabinho explica que, por não ter nuances ou tons complementares, salta aos olhos quando a raiz escura é percebida. Além disso, os fios tendem a ficar ressecados e danificados. 
 
Em todos esses casos, a dica é simples: procure um cabeleireiro profissional! 

Cuidados antes, durante e depois
 
Para evitar o desgaste excessivo dos fios e o surgimento de pontas duplas, Fabinho sugere o uso de um reforçador de clareamento, o que diminui a quantidade de descolorante necessária para conseguir o resultado desejado. Ele conta que, com pó descolorante e água oxigenada, é possível chegar ao loiro médio. Já com a utilização do produto, o profissional alcança até os tons mais claros.
 
Tão importante quanto manter a saúde dos fios em dia depois da coloração são os cuidados diários e semanais antes do tingimento. “Use shampoos, condicionadores, cremes para pentear e de tratamento para cabelos coloridos, além de ampolas de hidratação instantânea, que renovam e tratam os fios de dentro para fora”, recomenda Sandro.
 
Beijão amoreees =D

Nenhum comentário: