Pilates, o método que faz bem para o corpo e para a mente

2

Ter um corpo saudável é o objetivo de grande parte das mulheres em todo o mundo. Dietas e exercícios estão no topo das recomendações para quem quer se manter em forma e sempre surge uma novidade para ajudar quem está lutando por isso.
Para quem não é fã de academias de ginástica, o método de condicionamento físico e mental criado pelo alemão Joseph Pilates (1880-1967), é uma boa alternativa. O pilates não é novo, mas atualmente é um dos métodos mais procurados por mulheres que querem praticar uma atividade física, seja por estética ou recomendação médica.
O fisioterapeuta André Couto explica que o sucesso do método se deve ao resultado eficaz que é proporcionado pelos exercícios de baixo impacto. “A qualidade e a precisão dos movimentos garantem resultados significativos em um tempo menor que o esperado”, disse André. São mais de 600 exercícios do nível básico ao avançado e que são aplicados de acordo com o objetivo do aluno. O fisioterapeuta disse também que para quem já pratica outras modalidades, o pilates pode ser um grande aliado. “Hoje se recomenda uma atividade física mais dinâmica, então, quem já faz musculação, por exemplo, pode complementar seus exercícios com o pilates, pois as fibras musculares respondem melhor quando há essa diversificação”.
A fisioterapeuta Miriam Costa conta que apesar da procura pelo método ser principalmente com finalidade estética, o pilates também é recomendado para reabilitação física. “Atendemos em nossa clínica vários pacientes com problema de coluna, hérnia de disco, dores no joelho e nós usamos as técnicas do pilates para fazer o tratamento”. Miriam disse que para isso, o acompanhamento de um profissional de fisioterapia é fundamental. “Para orientar a prática de pilates, tanto o educador físico quanto o fisioterapeuta estão aptos. Porém, quando a finalidade é reabilitação, a orientação é restrita aos fisioterapeutas”.

3

Benefícios
Os adeptos costumam dizer que o pilates melhora a qualidade de vida no geral, tanto corpo quanto mente. Para Miriam isso se deve a promoção do bem estar que vem com os resultados da prática. “Os princípios utilizados pela técnica garantem uma melhoria do estado geral da saúde. Os exercícios aliados com a respiração e a concentração permitem que o praticante domine melhor o seu corpo, elevando a autoestima e aliviando o estresse”. Para as mulheres que temem o crescimento demasiado dos músculos, Miriam tranquiliza: “o pilates enrijece os músculos e modela o corpo, mas não há grande hipertrofia, como pode ocorrer na musculação”.
A comerciante Angela Cristina Boaventura, de 54 anos, pratica o pilates há um ano e meio e garante que sua qualidade de vida melhorou muito. “A recomendação veio do meu médico, pois eu tenho isquemia e o pilates não só ajudou no meu tratamento, melhorando a circulação sanguinea, mas também está sendo bom demais pra tudo. Emagreci, meu corpo ficou mais durinho, até meu colesterol diminuiu e é ótimo para desestressar”, conta Angela.
Além do método ser indicado para idosos, pela atividade de baixo impacto, os exercícios controlados e fluídos também são ideais para as gestantes. O pilates resulta em maior tonicidade da musculatura pélvica, facilitando o parto e gerando força para enfrentar as mudanças do corpo promovidas pela gestação.
O pilates não tem restrição para idade. As aulas duram cerca de 50 minutos. “Quando o aluno já faz outra atividade, uma ou duas vezes por semana é o suficiente. Quando não há atividade associada, o bom é fazer pelo menos três vezes por semana”, disse André.


1
Espero que tenham gostado, beijoo.

Nenhum comentário: