GUIA DE CUIDADOS PARA A PELE NEGRA

A descamação e o ressecamento que se espalham pelas pernas dão a sentença: nada de shortinho ou saia, mesmo com o sol queimando! A falta de hidratação faz mal e prejudica todos os tipos de pele, no entanto, mostra sinais ainda mais evidentes na pele negra. “Isso acontece principalmente nos braços, nas pernas e nas costas”, afirma a dermatologista Carla Albuquerque, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Por outro lado, o rosto apresenta mais oleosidade – o que aumenta a propensão à acne.


As duas situações podem ser contornadas com os cuidados certos e a escolha de produtos específicos para a pele mais escura. “São necessários tratamentos de rotina para evitar manchas, ressecamento ou mesmo o envelhecimento precoce. Um bom sabonete, a aplicação diária de hidratante e filtro solar evitam preocupações, além de dispensar medidas mais caras com o passar dos anos”, afirma a dermatologista Meire Parada, também da SBD.


Hidratação do corpo


O aspecto quebradiço não aparece por acaso. A pele negra é mais espessa, retém a oleosidade e, por isso, a hidratação não se distribui de maneira uniforme – e o resultado são pequenas rachaduras. A melhor forma de evitar o problema começa no banho, cortando a água quente demais e escolhendo um sabonete suave, que evita o ressecamento. Depois, espalhe pelo corpo uma camada generosa de loção hidratante e faça movimentos leves, até que a pele consiga absorvê-la completamente. Só então vista a roupa.
 

Atenção ao rosto


Acne na região da testa é uma chateação comum entre mulheres de pele negra. Isso acontece em razão da maior produção de oleosidade nessa região, o que pode ser combatido com cuidados simples. “O rosto precisa ser lavado com um sabonete especial, para pele mista (quando nariz e testa são oleosos, mas o restante da face tem pele normal ou seca) ou pele oleosa. "Jamais use o sabonete do corpo no rosto, porque como ele não é feito para esse fim, pode causar desequilíbrio e aumentar a oleosidade, entupindo os poros e agravando a acne”, diz Meire Parada.

À noite, depois de limpar o rosto, é recomendado usar hidratante em gel não comedogênico (que não obstrui os poros e, portanto, não provoca o surgimento de cravos e o desenvolvimento da acne). Há no mercado produtos específicos para pele negra e morena, mas um bom gel para peles oleosas já dá conta do recado.


Proteção solar


Nada de achar que o uso do filtro solar está dispensado. É fato que a pele negra conta com proteção extra, já que a melanina (responsável pelo tom escuro) está presente em mais abundância e garante uma barreira natural contra o sol. A vantagem, entretanto, não é suficiente para afastar todos os perigos dos raios ultravioletas. “É necessária a aplicação diária de filtro solar para diminuir o risco de queimaduras e também para conter os efeitos dos raios que causam o envelhecimento da pele”, alerta Meire. Isso vale para todas as áreas do corpo expostas muito tempo ao sol.
Os dermatologistas recomendam produtos com fator de proteção solar 30. Estar de olho na consistência também é muito importante: enquanto o creme é ideal para pele seca, ou seja, a do corpo, os géis são perfeitos para proteger peles oleosas e mistas, devendo ser usados no rosto.
 

Manchas


Qualquer machucadinho tende a virar uma mancha na pele negra. Bastou cutucar um pelo que encravou e pronto: lá está mais uma marca para incomodar. A causa por trás disso é a quantidade de melanina. “Até pouco tempo, existiam restrições até para tratamentos a laser, como a depilação, para pessoas com a pele negra”, afirma Carla de Albuquerque. A melhor forma de evitar o problema é aplicar protetor solar e conter a mania de arrancar casquinhas ou espremer poros encravados após a depilação. “Esfoliar a pele quando os pelos começam a despontar previne a formação de carocinhos”, recomenda.


Flacidez


O fato de ser mais espessa tem um lado positivo: a pele negra é menos suscetível à flacidez. Para reforçar ainda mais esse benefício natural, é fundamental tomar cerca de dois litros de água diariamente, além de consumir proteínas magras. “Peixes e frangos contêm nutrientes que ajudam na formação dos tecidos que dão sustentação à pele”, conclui Meire.

Espero que tenham gostado amores. Beijoooos. DEIXE SUA OPINIÃO.

Nenhum comentário: