Mitos e verdades sobre sobrancelhas





As sobrancelhas têm o poder especial de definir o rosto e de valorizar a beleza. Por isso, nunca é demais saber de especialistas quais são os melhores cuidados e os mitos e verdades sobre elas.

Para acabar com muitas dúvidas, falamos com a dermatologista das famosas Patricia Ormiga e com a designer especialista Fabiane Pinheiros.  Elas esclarecem diversas questões para que você possa aumentar o seu repertório de dicas e truques infalíveis.
Os pelos da sobrancelha crescem mais lentamente.
Os pelos da sobrancelha crescem mais lentamente.

MITO. O ciclo na região é semelhante ao de outras regiões do corpo. A única diferença é que sua fase de crescimento é mais curta, o que explica o fato de o comprimento não ser longo.

Usar cera quente deixa a pele flácida e a pálpebra cai.

MITO. Não há comprovação científica disso.

O formato ideal depende do formato do rosto.

VERDADE. O desenho ideal é aquele que combina melhor com o conjunto facial.

A moda agora é sobrancelha grossa.
A moda agora é sobrancelha grossa.

MITO. Não existe uma tendência definida, ao contrário das roupas, por exemplo.

Pode-se tingir com a mesma tintura do cabelo.

MEIA VERDADE. Não está proibido, mas é aconselhável. Mas não se esqueça que hoje existem produtos específicos para as sobrancelhas.




O melhor comprimento é equivalente a uma linha diagonal entre o canto do nariz e o canto externo do olho.

MITO. Essas medidas são simétricas, mas somos assimétricos. Olhe para o seu rosto e basei-se no conjunto da sua face para não errar.

Só hena corrigi bem as falhas.

MITO. Tudo depende da causa de falta de fios. Se houve lesão definitiva dos folículos, opte por tratamentos que os substituam – já existe o implante na área. Caso contrário, procure um médico especializado em estimular o seu crescimento. A hena é paliativa porque tem efeito semelhante ao da maquiagem.

Usar gilete faz o fio crescer mais grosso.

MITO. Quando o pelo é raspado, a primeira parte que aparece é a do meio, mais grossa que a superior. Daí a impressão enganosa.
Micropigmentação é o mesmo que maquiagem definitiva ou tatuagem.

Micropigmentação é o mesmo que maquiagem definitiva ou tatuagem.

MITO. São técnicas diferentes, principalmente no caso da tatuagem. A micropigmentação é o que há de mais moderno, pois usa pigmentos que não mudam de cor com o tempo e altera fio a fio, dando um aspecto mais natural.

Sobrancelha pode ter caspa.

VERDADE. A dermatite seborreica, causada por excesso de oleosidade da pele, também afeta a região. O importante é  que tem tratamento.

Não há necessidade de esfoliação e hidratação.

VERDADE. Higiene diária e proteção à luz solar são suficientes. Outros tratamentos são indicados apenas por motivos médicos.

Lápis grafite é ótimo para disfarçar as falhas, em vez de maquiagem.

MITO. O ideal é usar lançamentos próprios para maquiar.

Não adianta usar creme anestésico antes da depilação.

VERDADE. O efeito é mínimo por causa da penetração limitada desses produtos na pele. Deve-se tomar muito cuidado com os anestésicos, pois causam sérios danos à saúde se usados incorretamente.

Depois da depilação, o melhor é evitar tomar sol.

VERDADE. A cera pode deixar a pele mais sensível.

Espero que tenham gostado amores e não esqueçam de compartilhar o post e se inscrever aqui no blog. Beijoooos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei das dicas.. muito boas.. estou pensando seriamente em fazer a minha definitiva, mas li em alguns sites que com o tempo mudam de cores e no seu já diz exatamente ao contrário.. interessante.