Evite manchas e alergias após a depilação

A depilação agride a pele em qualquer época do ano. Mas, no verão, os riscos são ainda maiores - e não só por causa do intervalo menor entre uma retirada de pelos e outra. O sol, o contato com a areia da praia e com o cloro da piscina aumentam a sensibilidade e agravam o risco de alergias e de queimaduras. 
Tomar cuidados especiais é o único jeito de se livrar dos pelos sem passar dias com a pele ardendo ou coçando. E não adianta achar que tem método mais seguro ou eficiente do que outro. "Todos os tipos de depilação prejudicam a pele de alguma maneira, é preciso saber lidar com isso".


Hidratação - foto: Getty Images
Depilar pede hidratação 
Sempre que é feita a depilação, os queratinócitos (elementos que dão sustentação à pele) são removidos, assim como a camada superficial de oleosidade que protege a pele. "Essa película protetora é recuperada mais rapidamente com ajuda da hidratação", afirma a cosmetóloga Roseli Siqueira, proprietária do centro de estética integrado Roseli Siqueira. Ela recomenda ficar dois dias sem tomar sol após a depilação, seja com cera, gilete ou outro método. O cuidado evita manchas e garante que a vermelhidão não se transforme em alergia.  


Desodorante - foto: Getty Images
Cuidado com o que você passa na pele
Se, após a depilação, você passar um produto a base de álcool ou ácidos, a pele vai manchar. Segundo a cosmetóloga Roseli Siqueira, até o excesso de sabonete em locais sensíveis após a depilação, como a virilha, pode escurecer essas regiões. A profissional recomenda que a hidratação, após a depilação, seja feita com óleos e cremes à base de macadâmia e aloe vera.  



Protetor solar 
O filtro solar não irrita a pele. Mas ele não tem poder hidratante suficiente para recuperar o que foi perdido na depilação. No caso da depilação a laser, cuidado com as casquinhas que podem se formar após o procedimento, se expostas ao sol elas também geram manchas. O ideal é passar o hidratante e, após a absorção, usar um filtro solar com FPS 30, no mínimo ? o produto é aliado na prevenção de marcas escuras. 


Depilação - foto: Getty Images
Puxe com cuidado
Ao fazer qualquer tipo de depilação, remova os pêlos no sentido do nascimento dos pêlos. Isso serve para ceras, maquininhas de depilar e até para a pinça. Dessa maneira o pêlo sai mais fácil e não ocorrem lesões ou sangramentos. Evite também cutucar a pele para retirar o pêlo, o que pode gerar manchas, e passar a cera na pele mais de uma vez, o que pode gerar manchas. Roseli Siqueira orienta a espaçar as depilações. "Uma vez por mês é o ideal, porque a pele tem condições de se recuperar, diminuindo os riscos de manchas e inflamações". 


Depilação - foto: Getty Images
Atenção à lâmina
Se você raspa os pelos, lembre-se de descartar as lâminas após o uso, evitando a infecção por bactérias. Uma loção à base de antibiótico e anti-inflamatório, recomendada pela dermatologista, ajuda a evitar inflamações. E não esqueça a hidratação. 



Clarear os pelos 
Uma alternativa para conviver com os pelos é o clareamento. A cosmetóloga Roseli Siqueira ensina que o procedimento deve ser feito por, no máximo, 15 minutos. "Deixar o produto em contato com a pele por um tempo superior a esse, além de aumentar o risco de alergias, deixa o pelo muito claro e ouriçado", explica. Importante: faça o teste de sensibilidade antes do uso, para se certificar de que não haverá reações alérgicas. 


Depilação - foto: Getty Images
Pêlos encravados 
Algumas lâminas causam microtraumas e alergias, que levam ao encravamento. Uma dica da dermatologista Gabriela: se você tem alergia às bijouterias, é bem provável que também seja alérgica ao metal das lâminas. Para diminuir esse incômodo, esfoliações duas vezes por semana após a depilação, além de loções com anti-inflamatório e antibiótico são indicadas. "Quem sofre com pelos encravados, deve experimentar a cera quente. O calor abre os poros e favorece a remoção completa dos pelos, que não se quebram", ensina a cosmetóloga. 


É isso ai meninas, espero que tenham gostado, dúvidas?? Deixem seus comentários. Beijooos da Rê.

Nenhum comentário: