Aposte nas mechas nos cabelos para mudar o visual

Quando se fala sobre mudar o visual o cabelo é o primeiro item que vem em mente. Para quem já adotou um corte preferido e não quer mudar a cor, clarear algumas mechas é uma boa opção para um efeito diferente. Luzes, reflexos, mechas, balaiagem ou californianas? As várias nomenclaturas e técnicas confundem na hora de escolher a melhor forma. Tire a dúvida antes de fazer uma visitinha ao cabelereiro.

Luzes
A técnica de luzes consiste em clarear mechas muito finas em todo o cabelo, tanto na parte superior quanto inferior. A cor escolhida para as luzes é normalmente de um a três tons mais claros do que a cor predominante do cabelo. É indicado para mudar levemente o visual e quebrar a monotonia de um tom uniforme. As luzes bem feitas se misturam à cor do cabelo dando um aspecto bem natural de clareamento. Porém, é possível fazer luzes negativas, quando se pinta mechas finas e mais escuras. O tempo para manutenção deve ser de no máximo três meses. 




Reflexo
A diferença para as luzes é que nos reflexos são clareadas mechas mais largas, feitas com papel alumínio. O efeito é mais definido, aparecendo mais a mudança. O aconselhável é refazer os reflexos a cada dois ou três meses. 




Balaiagem (ou balayage)
A diferença da balaiagem para as outras é que ela não é feita na cabeça inteira, é um clareamento mais superficial. A técnica é aplicada apenas na parte superior ou nas têmporas. É indicada para quem deseja um efeito mais leve e quer começar a clarear os cabelos aos poucos.

No processo, o cabeleireiro puxa mechas fininhas com um pente de dentes largos ou um pincel e passa a tintura a mão livre nos cabelos mais curtos, e nos cabelos compridos pode ter ajuda de papel laminado. O retoque também pode ser feito entre dois e três meses.



Mechas
Clareia-se ou colore-se mechas largas. Normalmente, os tons escolhidos contrastam bastante com a cor predominante dos fios. As mechas são bem marcadas, feitas em regiões estratégicas para acentuar o rosto. 
Mechas ou luzes californianas
Esta técnica imita os cabelos dos surfistas das praias da Califórnia, nos Estados Unidos. Acostumados a passar parafina nos cabelos, que com o sol clareia, especialmente nas pontas, que são mais sensíveis. O topo da cabeça fica na cor original e o cabelo vai clareando em degradé ao longo do comprimento. A manutenção para este tipo de mechas pode ser feita mais espaçadamente, entre 4 e 5 meses.
Em cabelos pretos pode-se usar as californianas em tons quentes, como vermelho e marrom acobreado.
Espero que tenham gostado amores e tenham coragem de mudar o visual um pouco. Beijos da Rê.

Nenhum comentário: