Vitamina C É TUDO DE BOM PARA A BELEZA!

Quem nunca foi aconselhado a tomar vitamina C contra gripes e resfriados? Mas os benefícios da ingestão dessa substância à saúde vão além da melhora no processo de cicatrização e do fortalecimento do sistema imunológico. O nutriente pode ser também um aliado importante para a beleza.



Isso porque a vitamina C atua na síntese de duas proteínas – colágeno e elastina – que têm impacto direto na pele, explica a dermatologista Solange Pistori Teixeira, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A substância age como antioxidante, neutralizando a formação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento.
Além disso, por estimular o metabolismo, ela ganha importância ainda maior no verão, época em que as pessoas gastam mais energia e se cansam com mais facilidade, o que torna o processo de metabolização mais lento. Por isso, seu consumo é recomendado o ano inteiro, e não somente no inverno.
"A vitamina C possui múltiplas propriedades, promovendo o controle da oxidação e o estímulo à formação das fibras colagenosas", ressalta, por sua vez, a dermatologista Thaís Pepe, de São Paulo. Segundo ela, quando aplicado na pele, em forma de cremes e pomadas, por exemplo, o nutriente provoca uma leve descamação, estimulando sua renovação, promovendo a melhora de rugas finas e até clareando manchas.
Um detalhe importante e que pouca gente sabe é que essa vitamina não é produzida pelo organismo e deve ser obtida por fontes externas, ressalta a nutricionista Rosana Reale, da clínica dermatológica Clinderm, de São Paulo. "As melhores fontes de absorção são frutas, verduras e legumes crus. Quando cozinhamos esses alimentos, devemos prepará-los no menor tempo possível, utilizando pouca água e servindo-os logo após o preparo", aconselha.
O consumo diário recomendado é de 75 mg para mulheres – quantidade encontrada em um copo de morangos – e de 90 mg para homens – um copo de suco de laranja.
Vale destacar que a substância também é muito volátil. Por isso, quando picar ou cortar os alimentos, consuma-os imediatamente, porque o oxigênio presente no ar tem o poder de oxidar a vitamina C, destruindo-a.
E aqui vai mais uma boa notícia relacionada a esse nutriente: ele pode reduzir os efeitos nocivos do sol. “O uso da vitamina C na pele, associado ao fotoprotetor, otimiza a proteção aos raios ultravioletas", afirma a dermatologista Solange


Frutas que contém vitamina c.


Espero que vocês tenham gostado das dicas amores, se gostaram deixem seus cometários. Beijo e um ótimo fim de semana.

Nenhum comentário: