ACERTE NA ESCOLHA DO SEU PERFUME


Quando o assunto é perfume, nada mais natural do que você se sentir perdida entre tantas opções e ter dúvidas na hora da escolha. Qual produto é o mais indicado? 
 
Muitas vezes, alguns detalhes também podem ser importantes e ajudar você a decidir. Qual é a diferença, por exemplo, entre um body splash e uma deo-colônia? Quais são as suas características e quando é o melhor momento do dia para usá-los?

Não se desespere! Esses questionamentos são muito comuns para quem visita uma loja em busca de perfume. E para respondê-los, consultamos especialistas que vão tirar todas as suas dúvidas. Confira a seguir.

Pele saudável
 
Antes de tudo e independentemente da sua escolha, um cuidado é muito importante: a saúde da pele. Apesar de os perfumes vendidos nas lojas possuírem a fiscalização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é necessário ficar atenta à possibilidade de alergias. Em tempo: fuja das falsificações!
 
“Em geral, esses produtos não oferecem potencial de irritação direta, mas podem causar dermatite de contato se a pessoa for sensível a algum componente da fórmula”, explica o dermatologista Érico Pampado Di Santis.
 
Por isso, procure um médico se notar algo de estranho em sua pele depois de usar um novo perfume ou outros produtos similares. 
 
Notas, aromas, essências e fragrâncias
 
Milena Siqueira, diretora regional de marketing da Firmenich, explica que acertar no perfume é uma questão muito pessoal. “No Brasil, as notas mais aceitas pelas mulheres são as florais, seguidas pelas orientais, que têm caráter mais adocicado e sensual. Para os homens, a família predominante é a de estrutura fresca, mais adequada ao clima brasileiro. Os amadeirados também estão ganhando muito espaço nos últimos anos por serem considerados viris”, explica.
 
Veja as dicas que o Portal Vital reuniu para você evitar erros na hora de ficar cheirosa.  ;-)
 
Extrato (Elixir)
Essa é uma opção com superfragrância, que chega a atingir até 40% de concentração. O seu uso requer a aplicação com muita moderação para que o perfume não seja excessivo. Como não combinam com nosso clima, os extratos são pouco vendidos no Brasil.


Água de colônia (Eau de cologne)
São produtos bastante “leves” e têm baixíssima concentração de perfume, normalmente entre 1% e 2%. Costumam ser fragrâncias voltadas para o público infantil, com ou sem álcool. Porém, como muitos adultos gostam de usar as águas de colônia após o banho, já existem empresas que disponibilizam opções para esse público.

Body splash
Normalmente, o body splash tem embalagem maior e dosagem entre 1,5% e 4% de perfume. Por ser um produto refrescante, pode ser usado em todo o corpo e renovado várias vezes ao dia.

Deo-colônia (eau de toilette)
É um dos modelos mais comercializados no Brasil. Sua dosagem de fragrância é intermediária, entre 5% e 15%. Por ser mais “encorpada”, a deo-colônia deve ser aplicada em pontos de maior circulação sanguínea, como pulsos e pescoço.

Eau de parfum
Essa versão já é mais sofisticada. A dosagem da fragrância é alta, entre 15% e 20%, o que garante maior fixação. Uma pequena aplicação em alguns pontos do corpo é suficiente para deixar você perfumada o dia todo.

Perfume (parfum)
Trata-se de uma versão ainda mais forte do que a eau de parfum. Nesse caso, a concentração da fragrância varia entre 18% e 30%, proporcionando maior durabilidade na pele.


Espero que tenham gostado das dicas amores, deixem seus comentários. Um xeroooooo. 

Nenhum comentário: