DESPROGRESSIVAÇÃO: DESINTOXIQUE O CABELO



A desprogressivação é um dos assuntos mais comentados do momento nos salões de beleza. A nova técnica, recém-lançada no Brasil, é indicada principalmente para quem deseja “desintoxicar” os cabelos do processo da escova progressiva, removendo resíduos de substâncias como o ácido glioxílico formol, que prejudica a fibra capilar e causa ressecamento nos fios.
 
A novidade também serve para mulheres que queiram eliminar outros efeitos de componentes químicos, como a perda de definição dos cachos por causa da ação de produtos de uso diário. “Nesse caso, o procedimento condiciona e combate o ressecamento provocado por xampus com sulfatos e cremes com silicone, por exemplo”, revela o cabeleireiro Carlos Jamayk, do salão Glass Hair & Esthetic.
 
Mas de que maneira acontece esse “milagre”? Por meio da combinação de produtos com extratos naturais, reconstrução dos fios, hidratações e o cuidado em casa, como explicam os especialistas.

Comece no salão
 
A desprogressivação começa com um diagnóstico feito pelo seu cabeleireiro: ele avaliará a intensidade dos danos. Depois disso, determinará se será preciso fazer uma ou duas intervenções mensais, durante um semestre.
 
“Nesse período, fazemos muita hidratação com produtos profissionais que contêm ativos como vitaminas E, B5 e agentes antioxidantes para auxiliar na recuperação e reconstrução dos fios”, revela Fernando Paolo, especialista em cabelo crespo do Studio Fernando Fernandes, ressaltando que problemas de queda e quebra, além da caspa, são suavizados ou até solucionados nessa etapa.
 
Carlos afirma que clientes decididas a fazer um corte para se verem livres da progressiva desistem de imediato. Isso porque não é preciso chegar a esse extremo. “Depois das primeiras sessões, avaliamos se ainda há muita química. Apenas quando isso acontece é que cortamos apenas dois centímetros para fazer a manutenção”, afirma.
 
Fernando, por sua vez, diz que esse recurso também é importante para alinhar a base do comprimento, distribuir melhor o volume e melhorar a ondulação. 
 
Continue no seu dia a dia
 
De nada adianta ir ao salão se você não prestar mais atenção à saúde capilar, tanto durante a desprogressivação como depois dela. Carlos indica, por exemplo, o uso de produtos diários com fórmulas compostas de pouco sal e lauril (tipo de detergente usado em xampus e sabonetes, entre outros itens).
 
“Ao fazer somente isso, você obtém resultados marcantes: os fios ficam mais macios e hidratados, recuperando a sua forma natural”, explica o especialista. 
 
Outra dica: complemente os cuidados em casa com a ajuda do cabeleireiro. Ele saberá indicar produtos que vão deixar as suas madeixas sempre lindas, saudáveis e com caracóis livres, além de fazer a manutenção mais adequada.
 
“O tratamento profissional, depois da desprogressivação, deve continuar uma vez por mês no salão. A cada dois meses, em média, devem ocorrer o corte das pontas e o alinhamento do repicado. Dessa forma, os seus cachos ficam mais definidos”, finaliza Fernando.


Se gostaram deixem os comentários, beijão meninaaas.
 

Nenhum comentário: