NÃO ESTRESSE, HIDRATE



Apesar de ser a grande preocupação dos dermatologistas, a exposição excessiva ao sol não é o único fator que pode danificar a pele. Nesta entrevista, a dermatologista especializada em estética Flávia Addor ressalta outros fatores que podem deixar a pele ressecada e levar ao envelhecimento precoce.

Além do sol, o que mais danifica a pele?


Há vários estudos mostrando que o cigarro leva ao envelhecimento precoce. Ele também provoca o que a gente chama de vasoconstrição, uma redução do calibre dos vasinhos da pele, reduzindo a nutrição e a circulação. Além disso, quando há um nível de estresse muito alto, você tem a secreção de hormônios que levam também a uma constrição dos vasos. A exposição a ambientes com ar condicionado pode ainda provocar ressecamentos na pele.

 

Como é possível se prevenir desses fatores?


Basicamente, ter um estilo de vida com menos estresse, usar protetor solar, manter uma higiene adequada ao tipo de pele e hidratá-la, quando necessário.

 

Em que situações você recomenda o uso dos hidratantes?


Quando a pessoa tem a pele mais seca, que é suscetível a irritações e infecções, além de ter menos elasticidade e maciez. Isso ocorre porque a pele seca tem uma carência do que chamamos de fator de hidratação natural, que é formado por aminoácidos, lipídios, água e sais minerais e garante essas propriedades da pele.

Quem tem pele oleosa, então, não precisa?


Um produto simplesmente para hidratar a pele oleosa não faz sentido. Mas normalmente os hidratantes para pele oleosa têm alguma funcionalidade (ajudam a tratar a acne ou a combater o envelhecimento). Nesses casos, podem ser úteis.

Espero ter ajudado com a dica meninas, qualquer dúvida é só perguntar. Beijooo.

Nenhum comentário: